';
A importância do Provisionamento jurídico na construção de um planejamento eficiente

A importância do Provisionamento jurídico na construção de um planejamento eficiente

Administrar orçamentos de empresas é uma tarefa extremamente complexa, independente do porte da organização. Mais do que saber alocar recursos em determinadas áreas, os gestores financeiros precisam compreender profundamente todos os custos e lucros que irão compor a parte financeira e assim o empreendimento poder construir uma sólida governança corporativa.

Como as empresas precisam estar com os departamentos agindo de forma integrada, o provisionamento jurídico se torna ainda mais significativo para a construção das estratégias dos investimentos factíveis. Assim, a Macdata mostrará a importância de se ter uma provisão correta e como softwares e profissionais capacitados podem te auxiliar em todo o processo.

A princípio, podemos compreender o provisionamento jurídico como um planejamento a ser feito pelo jurídico juntamente com a área econômica sobre o custo de todas as ações jurídicas (desde honorários a serem pagos a advogados, caso sejam terceirizados, o período de tramitação, os custos dos processos entre outros) do ano fiscal em questão para a definição da origem dos recursos financeiros a serem utilizados para tal finalidade – recursos próprios ou até mesmo empréstimos bancários.

A Comissão de Valores Mobiliários, a partir da deliberação 594/2009, define provisão como “passivo de prazo ou de valor incertos” e passivo é compreendido como “obrigação presente da entidade, derivada de eventos já ocorridos, cuja liquidação se espera que resulte em saída de recursos da entidade capazes de gerar benefícios econômicos”.

 

A falta de planejamento entre as razões para falências de empresas

Tornar o empreendimento superavitário é o sonho de todo investidor. Mas segundo o Sebrae, a missão é árdua. Entre as micro e pequenas empresas, quase 25% fecham em menos de dois anos e 50% em até quatro anos.

Com base nessas estatísticas, o Serasa Experian afirmou que entre as principais causas para o insucesso de uma empreitada empresarial estão deixar de acompanhar criteriosamente as finanças e negligenciar o planejamento estratégico (falta de conhecimento dos agentes internos e externos ao seu negócio, por exemplo – como solução, o ciclo PDCA é uma possibilidade para obter tais informações basilares).

Assim, organizações que possuem um provisionamento jurídico eficiente têm mais chances de ter um orçamento equilibrado e, consequentemente, estar mais preparada para progredir no mercado em que atua. Para isso, a integração entre setores distintos é primordial para que a execução do que foi planejado obtenha êxito. Porém, é importante ressaltar que não existe uma fórmula definida a ser aplicada a todas as organizações.

É necessário observar a área de atuação, tamanho do empreendimento e todas as particularidades de cada empresa.

A tecnologia e equipe especializada como aliadas

Para te auxiliar na confecção e execução do provisionamento jurídico, a Macdata possui uma completa plataforma digital de cálculos trabalhistas e cíveis, com a possibilidade de ser operado pelo cliente, pelo BPO ou por terceiros, garantindo a padronização e qualidade na apuração de valores que são utilizados para provisionamento, acordos e liquidação de processos, resultando em uma gestão eficiente do passivo jurídico.

Possuímos uma equipe altamente qualificada e pronta para lhe auxiliar em todo o processo, além de  uma metodologia que engloba normas de governança corporativa internacional com os ajustes necessários à realidade brasileira. Entre em contato conosco e conheça as nossas ferramentas.

 


Fechar Menu