Importância do provisionamento jurídico

Importância do provisionamento jurídico

As demandas jurídicas, sobretudo as trabalhistas causam o desequilíbrio de setores financeiros que não possuem gestão de provisionamento. Sem provisionar, qualquer demanda apresentada pode gerar um descompasso financeiro no caixa do setor. Sem contar que os valores requeridos pelos reclamantes não são verificados com a devida acuracidade.

Contudo, é possível alcançar bons resultados frente a essas solicitações e evitar perdas voluntárias, realizando a gestão de provisionamentos da empresa.

O papel da gestão de provisionamento é justamente o de antecipar custos futuros para aferir se poderá haver perda futura, remota ou provável. Desta forma, o departamento financeiro não será surpreendido.

Saiba mais sobre o assunto neste post.

Antecipação

Sem o levantamento dos cálculos trabalhistas, a companhia não tem como aferir e antecipar os valores por processo. O que inviabiliza a classificação dos processos em perda remota, perda possível ou perda provável.

Portanto, a gestão de provisionamento é uma etapa fundamental para qualquer empresa que tenha o interesse de manter a previsibilidade e realizar cálculos assertivos. Além da gestão de provisionamento bem estipulada, a tecnologia possibilita uma precisão em todos os cálculos.

Tecnologia e gestão de provisionamento

A Macdata conta com uma plataforma para automatizar a atribuição de risco, além de ajustar o risco por pedido em lote por meio do software de Gerenciamento de Risco Jurídico. Isso reduz o trabalho operacional das grandes empresas.

Uma vez que o processo de atribuição estiver automatizado seguem-se as definições e parâmetros dos advogados da empresa, baseadas na experiência acumulada.

Essa tecnologia funciona integrada ao sistema de cálculos da Macdata. Ao concluir um novo cálculo, os valores sobem para o Software Gestor Jurídico já com a distribuição de risco por pedido, de acordo com as orientações dos advogados já registradas no sistema. A finalidade é auferir riscos aos valores apurados individualizados por verba.

É possível assumir ainda classificações de riscos predeterminadas em relação à localização do processo e título reclamado, desta forma somente os processos que não estiverem de acordo com a regra geral de parametrização são modificados diretamente pelo advogado responsável.

Nossa plataforma é robusta e completa para cálculo trabalhista e cível, que pode ser operada pelo cliente, por nosso BPO ou por terceiros, agilizando e garantindo padrões de qualidade na apuração de valores que são utilizados para provisionamento, acordos e liquidação de processos, resultando em uma gestão eficiente do passivo jurídico.

A aferição de riscos é efetuada por título reclamado, os valores são consolidados por processo em perda provável, possível e remota, sempre observando a fase processual.

Para os processos que envolvem pedidos de pensão os cálculos são reprocessados mensalmente a fim de obter os valores vencidos e a vencer na forma de apuração atuarial para consolidação do capital garantidor.

A plataforma pode ser integrada ao sistema de folha de pagamento utilizado pela companhia e os resultados exportados via API para o sistema de gestão, responsável pelo fornecimento de dados para a contabilidade e financeiro.

Com a consolidação dos dados resultantes das apurações em cálculos, o sistema fornece diversos relatórios e gráficos gerenciais para análise de desempenho e tomada de decisões para ações corretivas.

Nossa metodologia é plenamente compatível com as normas exigidas pela governança corporativa internacional, porém com os ajustes necessários à realidade brasileira.

Solicite a presença de nossos consultores, teremos prazer em detalhar nossos serviços sem qualquer compromisso. Entre em contato conosco!


Fechar Menu