Dicas de trabalho para departamentos jurídicos durante o isolamento social

Dicas de trabalho para departamentos jurídicos durante o isolamento social

Nesse período de isolamento social, o mundo realinha suas atividades pessoais e profissionais. Pessoas físicas e jurídicas tiveram que se adaptar a uma nova realidade, onde escritórios estão vazios e as residências foram adaptadas para receber a rotina laboral.

Algumas atividades passaram a ser realizadas on-line, outras consideradas não essenciais para esse momento foram interrompidas. Porém, é possível aproveitar o tempo sobejante para deixar toda a estrutura organizacional disposta para o retorno, sobretudo o trabalho dos departamentos jurídicos.

Neste post você encontrará algumas dicas de trabalho para os departamentos jurídicos utilizarem não só durante a quarentena, mas a qualquer momento que sentir a necessidade de organizar o trabalho para alcançar resultados distintos e precisos.

 

Levantamento, organização e produção do passivo jurídico

Esse momento é ideal para organizar o passivo jurídico das empresas, já que os prazos não estão correndo.
Os fóruns encontram-se fechados, com isso, a pressão da rotina foi cessada e a ocasião se torna propícia para valorizar e melhor aproveitar a competência do time corporativo para produzir, em sistema de trabalho home office, resultados relevantes ao jurídico da empresa.

Elaboração de cálculos e atribuição de riscos

Os cálculos de inicial dos processos que ainda estão sem cálculos reais podem ser elaborados com cada integrante do time fazendo a parte que lhe compete separadamente, sem que estejam reunidos na empresa.
Também há tempo para atribuir riscos aos processos sem atribuição e revisar as atribuições feitas anteriormente. Se um risco não estiver pertinente dá tempo para realizar adequações. Essa tarefa pode corrigir para cima ou para baixo os valores provisionados.

Todo esse trabalho de levantamento dos processos trabalhistas também pode ser aplicado aos processos cíveis. Esse procedimento é ideal para evitar surpresas indesejáveis no futuro.

Tecnologia

Esse trabalho pode ser realizado com tecnologia especializada e que atende a demanda e as particularidades dos departamentos jurídicos. A equipe jurídica da empresa pode utilizar software para cálculo e para atribuição de risco desenvolvidos pela Macdata. Além de contar com a tecnologia de uma das empresas que mais entende de soluções para a área jurídica, seu departamento jurídico terá todo o trabalho pronto, bastando dar andamento nas varas trabalhistas assim que o período de isolamento for extinto. Para saber mais, entre em contato com a gente!


Fechar Menu