Em empresas de qualquer tamanho, a ausência de provisionamento financeiro pode se transformar em problema se o caixa opera com falta de capital; se os prazos estão vencendo e, em meio a tudo isso, se ainda acontecer uma derrota jurídica inesperada.
Em situações como as apresentadas, as empresas acabam por recorrer às instituições financeiras para quitar suas obrigações judiciais no prazo. Por isso, o provisionamento é fundamental para o equilíbrio financeiro e jurídico de qualquer companhia.
Veja neste post como a sua empresa pode se livrar dessas preocupações realizando provisionamento de passivos jurídicos.
Cálculos de provisionamento jurídico
Cálculos dessa natureza são elaborados para garantir assertividade em ações e para que o departamento jurídico possa entregar ao financeiro os valores mais próximos a serem compensados em cada ação.
O provisionamento jurídico leva em consideração os resultados de condenações anteriores para chegar a um valor aproximado no presente. Por isso, o provisionamento envolve os departamentos jurídico e financeiro.
Para jurídico agregar valor ao seu desempenho dentro da empresa é fundamental que ele tenha bons cálculos de provisionamento para seus processos. Qualificar e quantificar a probabilidade de perda ou ganho de uma ação judicial com o máximo de acerto prepara o caixa da empresa.
Desta forma, a companhia conseguirá qualificar, de fato, seu risco contingencial como possível, provável ou remoto e, assim, deixar em seu balanço patrimonial as possíveis perdas no passivo, encarando-as como dívida de longo prazo e, ao mesmo tempo, provisionando e antecipando o pagamento das prováveis dívidas judiciais. Financeiro e administração terão como trabalhar com maior segurança econômica e não precisarão retificar ou ratificar suas notas explicativas, deixando-as mais transparentes.
Com maior intersecção entre o departamento jurídico e o financeiro, o advogado dirá se aquela dívida é possível, provável ou remota, e o gestor da empresa chancelará dizendo se aquilo faz sentido ou não. É essencial que o advogado corporativo seja técnico e tenha excelentes cálculos em suas mãos para traçar melhor a sua estratégia e tática para a companhia.
Quer saber mais? Então, fale conosco e prepare o provisionamento de sua empresa!