Due Diligence como prevenção de passivos trabalhistas

Due Diligence como prevenção de passivos trabalhistas

Due Diligence é um termo originário da expressão do Direito Romano “diligentia quam suis rebus”, cujo significado retrata o cuidado que uma pessoa tem para gerenciar seus negócios. Explicando de forma direta trata-se de uma auditoria.

Neste post será mencionado Due Diligence para antecipar passivos trabalhistas, pois o processo da Due Diligence é amplo e pode ser aplicado aos setores financeiro, contábil, tecnológico, previdenciário, jurídico etc.

 

Due Diligence Trabalhista como é?

Due Diligence trabalhista tem a função de identificar eventual passivo trabalhista das empresas a fim de reduzir riscos, ou seja, o objetivo é estabelecer procedimentos preventivos. Para tanto, analisa-se com profundidade toda a documentação que demonstre a possibilidade de passivo como, reclamações trabalhistas, inquéritos do Ministério do Trabalho; regulamentos; rotinas internas e demais processos, que são norteados pela legislação trabalhista e previdenciária.

O volume de informações e documentos manuseados para composição do relatório de Due Diligence e indicação de prevenção pode ser grande. A reunião dos dados para análise, geralmente, leva muito tempo, principalmente, quando não há auxílio de sistemas tecnológicos que automatizem o trabalho acessório do RH ou dos departamentos jurídicos das empresas.

Embora a aplicação de Due Diligence não seja obrigatória, é certo que as companhias que mantêm controle de toda a sua situação financeira, contábil, jurídica e trabalhista para além das exigências legais, estão melhores preparadas para atender qualquer problema que surgir, bem como terá tempo hábil e tranquilidade para agir, quando necessário.

 

Due Diligence trabalhista nas fusões e aquisições de empresas

Nas operações de fusão e aquisição de empresas a Due Diligence é fundamental para conhecer quais riscos estão envolvidos na transação comercial. Com visão global da situação da companhia, motivo da negociação, é possível mapear além daqueles que envolvem questões laborais, existem outros como riscos contábeis, imobiliários, tecnológicos etc.

Empresários correm grande risco ao comprar empresas ou fundir-se a outras sem conhecer os números reais do passivo judicial que a corporação possui. Com o resultado da Due Diligence será possível definir o tipo de acordo entre as partes, se a negociação é viável ou não.

 

Solução Macdata

A Macdata efetua todo o levantamento do passivo para os seus clientes, bem como a aferição de risco para a obtenção dos valores em perda provável, possível e remota. Todos os cálculos das ações judiciais são elaborados pela Macdata com muita qualidade, padrão e assertividade. Procuramos chegar aos valores reais das ações e apurar criteriosamente os riscos, trazendo-os a valores presentes.

A Macdata desenvolveu uma metodologia única para o levantamento do risco em ações trabalhistas baseada em estatísticas e algoritmos calculados em uma amostragem de processos reais da companhia, traduzindo: é possível auferir valores confiáveis em prazo e custos reduzidos com uma margem de erro inferior a 10%. Esta metodologia pode ser aplicada na compra e venda de empresas.

A Macdata é especialista em levantamento trabalhista para realização da Due Diligence. Empresas que utilizam esse serviço têm melhor visão de futuro de seu negócio e estão à frente na construção de seu processo de Due Diligence.

Entre em contato conosco e conheça os diferenciais da Macdata!


Fechar Menu