Cálculos judiciais e Provisionamento: ações fundamentais para o compliance da sua empresa

Cálculos judiciais e Provisionamento: ações fundamentais para o compliance da sua empresa

Você sabia que a ausência do compliance em empresas pode gerar multas, perda de dinheiro e de credibilidade, e até fazer com que seus colaboradores estejam insatisfeitos? Se você está interessado em adotar o ou melhorar o compliance do seu negócio, você deve saber que os cálculos judiciais e o provisionamento desempenham um papel muito importante nas estratégias de compliance. E é exatamente esse assunto que vamos abordar neste post.

As vantagens do compliance

A adoção do compliance, com o estabelecimento de normas internas e externas, em empresas de qualquer porte oferece diversas vantagens, como:

  1. EVITA E REDUZ GASTOS COM AÇÕES JUDICIAIS E MULTAS
    Se a empresa conhece a fundo suas vulnerabilidades e desvios de conduta que estão gerando ações trabalhistas, ela poderá adequar sua administração e sua operação, criando regras de compliance com o objetivo de reorganizar o trabalho, evitando o surgimento de novas ações judicias.Além disso, quando há um controle mais rígido a respeito de prazos e pagamentos, a organização poderá evitar multas, reduzindo esse tipo de gasto.
  2. PODE GERAR NOVOS NEGÓCIOS
    É comum, no mercado, que empresas que já tem um compliance consolidado busquem fazer negócios apenas com aquelas que também adotam o compliance, como forma de garantir que existam regras e que essas normas sejam respeitadas, proporcionando previsibilidade para ambos os lados. Sendo assim, o compliance pode funcionar, então, como uma vitrine.
  3. MANTÉM A BOA REPUTAÇÃO DA EMPRESA
    Ao aplicar o compliance, as organizações passam a respeitar Leis e normas internas e externas, transmitindo confiança e transparência para os seus diversos públicos. Essas duas características são fundamentais para manter a boa reputação da empresa.
  4. CRIA UM BOM AMBIENTE PROFISSIONAL
    Quando uma empresa cumpre todas as leis e segue uma série de normas, os colaboradores se sentem mais seguros, porque sabem que seus direitos (salário, benefícios, entre outros) serão respeitados. Além disso, a aplicação do compliance pode uma sensação de orgulho no funcionário, ao pertencer à equipe de uma organização com boa reputação.

A importância dos cálculos judiciais e do provisionamento para a sua empresa

Os cálculos judiciais são produzidos visando atender a três finalidades:

  1. Provisionamento de Valores
    Cálculos incorretos podem distorcer lançamentos contábeis e financeiros afetando diretamente o provisionamento de valores.
  2. Apuração de valores para acordos judiciais
    A Justiça incentiva acordos na primeira audiência, por isso, o advogado tem que estar munido do cálculo com a devida avaliação de risco. Caso os valores não sejam apurados corretamente, a empresa corre o risco de estar efetuando acordos com prejuízo.
  3. Liquidação de sentença
    Cálculos mal elaborados podem levar à perícia contábil, o que onera os custos processuais significativamente, além do risco anterior de estar pagando valores indevidos.

O papel dos cálculos judiciais e do provisionamento para o compliance

Os cálculos judiciais são importantes tanto para o provisionamento quanto para o compliance. Isso porque quanto mais próximos os valores a pagar, melhor será a estratégia de defesa da empresa (no caso das ações judiciais) e, consequentemente, melhor será o seu planejamento financeiro (provisionamento). Ou seja, os cálculos judiciais são diretamente usados para o provisionamento da empresa que, por sua vez, deve estar submetido ao compliance.

É importante destacar que quando todos os riscos são devidamente apurados, maior será o conhecimento da realidade do seu negócio, com todas as brechas e falhas administrativas que poderão ser corrigidas pelo compliance.



Acesse o nosso kit GRATUITO de provisionamentos

Como integrar cálculos judiciais e provisionamento?

A Macdata Tecnologia desenvolveu dois softwares que podem te ajudar a produzir cálculos judiciais e a elaborar e gerir o provisionamento da sua empresa. O Intersap, por meio do módulo de Provisionamento e Risco, é ideal para o provisionamento da sua empresa. Já o SCTr Web, pode ser usado para produção de cálculos trabalhistas, além de ser capaz de  executar a apuração de quaisquer verbas trabalhistas, como horas extras, insalubridade, periculosidade, reintegração, diferenças salariais, aviso prévio, férias, DSR, 13º salário, entre outras.

Quer saber mais sobre essas soluções e como elas podem contribuir imensamente para o compliance da sua empresa? É só entrar em contato com a gente!


Deixe uma resposta

Fechar Menu