A importância da aferição de risco para a gestão do passivo jurídico da sua empresa

A importância da aferição de risco para a gestão do passivo jurídico da sua empresa

A gestão do passivo jurídico é uma questão que preocupa os empresários, uma vez que as execuções e liquidações trabalhistas estão cada vez mais rápidas, interferindo diretamente no equilíbrio financeiro das empresas. Se uma organização não estiver devidamente preparada para situações como bloqueio de contas e execuções trabalhistas, ela enfrentará dificuldades financeiras e jurídicas.

Nesse post, vamos abordar a importância da aferição de risco para a gestão do passivo jurídico e apontaremos soluções de gerenciamento para que a saúde econômica, administrativa e jurídica da empresa seja mantida.

Por que aferir riscos?

Em primeiro lugar, vamos entender a importância da gestão do passivo jurídico. O principal objetivo desse tipo de gestão é prevenir e gerenciar as reclamações em processos trabalhistas movidos por empregados contra os empregadores. Além disso, um bom controle dos passivos pode antecipar as tratativas de acordo, aumentando o prazo para as negociações e melhorando as condições para um bom acordo entre as partes.

Nessa questão, a aferição é fundamental para evitar erros no balanço corporativo, classificando os valores em perda provável, possível e remota, e, ao mesmo tempo, provisionando e antecipando o pagamento das prováveis dívidas judiciais. Financeiro e administrativo terão como trabalhar com maior segurança e previsibilidade e não precisarão retificar ou ratificar suas notas explicativas.

Atenção: os cálculos também representam perigo!

Os cálculos trabalhistas, quando realizados manualmente, são arriscados, uma vez que não seguem processos sistêmicos, trabalham fora da exatidão de dados, são sujeitos aos erros humanos e podem sofrer interferências variáveis que um software especializado não permitiria.

É fundamental para uma empresa contar com uma tecnologia de ponta para a realização de seus cálculos jurídicos, com profissionais experientes e capazes de desenvolver cálculos rápidos e seguros. O jurídico ganha tempo e assertividade, o financeiro pode se provisionar e a executiva administrativa enxerga o seu negócio sem as surpresas que cálculos jurídicos errados podem normalmente provocar.

Porém, para que os cálculos tenham êxito, é preciso reunir as documentações necessárias dos ex-empregados, como a evolução salarial, registros de penalidades disciplinares, controle de ponto e horas-extras. Se a sua empresa tem uma ideia clara da possibilidade de se ganhar ou perder uma demanda, é possível traçar a estratégia mais adequada para as futuras etapas processuais.

Como aferir os riscos de passivos trabalhistas?

Contar com um software online para a gestão de passivos jurídicos com aferição de riscos é imprescindível. Para isso, a Macdata Tecnologia desenvolveu o InterSAP Web, capaz de auferir os riscos de forma individual ou automatizada utilizando critérios com base na experiência da empresa.

No Intersap, o usuário pode: gerenciar todo o ciclo de vida dos processos de ordem cível, tributária e trabalhista, bem como armazená-los com toda a documentação para futuras consultas; agilizar os pagamentos jurídicos sem perdas de prazo; realizar uma gestão eficaz do risco jurídico e realizar o provisionamento adequado de suas ações trabalhistas. O sistema oferece, ainda, um conjunto de indicadores objetivando medidas e corretivas da gestão, a partir dos números consolidados e a gestão proativa do jurídico e dos gestores em geral, reduzindo a incidência de novas ações trabalhistas com base no aprendizado.

Ficou interessado? Entre em contato com a Macdata e saiba mais.


Fechar Menu