A complexidade e os riscos de um Cálculo Plúrimo

A complexidade e os riscos de um Cálculo Plúrimo

Um Cálculo Plúrimo é resultante de um processo trabalhista com vários reclamantes. Um bom exemplo é imaginarmos uma reclamação coletiva de um sindicato representando centenas  ou até milhares de trabalhadores de uma mesma empresa.

Assim que essa situação se tornar uma ação trabalhista efetiva, imediatamente a empresa terá a necessidade de realizar este Cálculo Plúrimo no início da ação, para fins de provisionamento e depois atualizá-lo de acordo com as decisões proferidas em torno do caso, até sua efetiva liquidação ou acordo.

Para empresas que calculam de maneira convencional sem o uso dos recursos que dispomos, a complexidade desses cálculos está relacionada ao  número de reclamantes envolvidos no processo e aos pedidos destes reclamantes. Como Macdata utiliza-se muito da tecnologia da informação de forma abrangente, não há complexidade em Cálculos Plúrimos para nossa empresa e clientes.

O cálculo deverá somar os valores de cada reclamante, gerando um resumo consolidado com todos os valores somados, incluindo INSS a recolher desses trabalhadores e honorários advocatícios envolvidos na causa. Há necessidade de entrega de um cálculo individual por reclamante e um consolidado com a soma de toda a ação trabalhista.  Esse é um bom exemplo de Cálculo Plúrimo.

A dificuldade encontrada pelo mercado não se limita ao volume de envolvidos no cálculo. Imagine que, dependendo da ação, cada reclamante pode ter um período diferente a reclamar, uma evolução salarial diferente a calcular, períodos de afastamentos e férias gozadas também diferentes. É fundamental que se tenha uma tecnologia de ponta para um trabalho como esse.

Departamentos internos ou escritórios de advocacia contratados que decidem realizar um Cálculo Plúrimo manualmente ou em planilhas, fatalmente vão submeter o seu pessoal a um excesso desnecessário de trabalho, gerar custos enormes, chegar a resultados divergentes, correr riscos de erros, entregar um resultado de baixa qualidade e provocar vulnerabilidades que resultam em perícias (e mais custos), fora a dificuldade que as empresas terão em conferir o resultado final.


Acesse nosso Kit exclusivo de provisionamentos

Como, então, realizar os Cálculos Plúrimos de maneira segura e precisa?

Na Macdata, todos os Cálculos Plúrimos são apoiados por uma tecnologia de ponta, desde à inserção dos dados até o processamento. A partir de uma única análise e um único processamento é possível gerar um Cálculo Plúrimo, com todos os relatórios individuais, formato PDF, por reclamante e a consolidação geral com os impostos a serem recolhidos.

Além disso, nossos Cálculos Plúrimos são preservados em banco de dados, podendo ser reprocessados e atualizados a qualquer momento, em razão de evolução processual (novas decisões) ou realização de acordo.

Cálculos Plúrimos de Acordo

Elaboramos Cálculos Plúrimos de Acordo firmados entre as empresas e seus sindicatos em ações coletivas, ou ainda, ajustamos os Cálculos Plúrimos existentes, com objetivo de atender ao combinado entre as partes envolvidas na ação, incluindo o fornecimento dos dados para recolhimentos dos impostos pertinentes.

Entre em contato com a gente para saber mais sobre as nossas soluções.


Deixe uma resposta

Fechar Menu