Para alguns processos trabalhistas, por conta de divergência nos fatos contábeis apresentados pelas partes litigantes, os juízes apontam a necessidade da realização de perícias, para tomar certas decisões nos julgamentos.
Os cálculos periciais são, normalmente, dez vezes mais caros que os cálculos trabalhistas convencionais. Evitá-los representa uma grande economia para empresas. Por isso, neste post vamos explicar como é possível reduzir despesas com perícias contábeis de processos trabalhistas.
O processo de perícia
Quando os números apresentados pela empresa (Reclamada) são divergentes dos dados apresentados pelo reclamante (ex-funcionário, por exemplo), o juiz normalmente solicita a perícia contábil para esclarecê-los e, assim, tomar decisões justas.
O perito, sempre indicado pelo juiz encarregado do caso, é responsável por fazer a vistoria, analisar os dados contábeis apresentados pelo reclamante e pela reclamada e, com base no seu conhecimento técnico, emitir um laudo eficiente, seguro e imparcial.
É importante ressaltar que quem paga a perícia é quem perde o processo. Por isso, é fundamental que empresas mantenham seus cálculos trabalhistas corretos e informações sobre seus colaboradores atualizadas.
Como reduzir despesas com as perícias?
O tempo e os recursos financeiros gastos para a realização de perícias podem ser poupados com a implantação de softwares que padronizem os cálculos das empresas. O SCTr Web, programa de cálculos trabalhistas da Macdata Tecnologia, é capaz de realizar a apuração de quaisquer verbas trabalhistas, como horas extras, insalubridade, periculosidade, reintegração, diferenças salariais, aviso prévio, férias, DSR, 13º salário, entre outros.
Além disso, o software facilita, também, a interpretação dos cálculos e a disponibilização de informações, apoiando a defesa elaborada pelo departamento jurídico, nos processos.
Quanto melhor a metodologia do cálculo e o relatório para apresentação dos pedidos, se torna mais claro e fácil, para o juiz, interpretar os dados e valores calculados, fazendo com que o magistrado conclua a decisão sobre o processo sem que haja necessidade de perícia contábil. E, mesmo que haja a necessidade da realização dos cálculos periciais, se a empresa demonstrar que seus dados estão corretos, o pagamento dessa perícia será de responsabilidade do reclamante.
No nosso ebook, falamos mais sobre os riscos de uma gestão baseada em estimativas, nos processos trabalhistas.
O SCTr Web
O sistema é online e pode ser acessado de qualquer dispositivo que tenha conexão com a internet, além de possuir suporte técnico e operacional. Para produzir os cálculos na ferramenta, o advogado precisa apenas interpretar os dados do processo e colocá-los no SCTR Web, que, com base na análise dos pedidos ou da sentença proferida, é capaz de executar uma ampla gama de apurações de valores devidos em processos trabalhistas.
O SCTr possui mais de 250 verbas pré programadas para cálculo. Confira as possibilidades de avaliação do produto aqui.