Como a tecnologia pode ajudar o jurídico das empresas

Como a tecnologia pode ajudar o jurídico das empresas

As áreas de direito e departamentos jurídicos das empresas funcionam como um centro nervoso de decisões que a todo momento lidam com perdas e ganhos nas ações judiciais movidas contra a empresa. Um dos pontos críticos desse trabalho é a requisição financeira para cobertura e quitação de causas perdidas ou que sofreram acordos. Nem sempre o financeiro da empresa está totalmente integrado com o jurídico. Processos sofrem decisões judiciais, apresentam a possibilidade de acordos e quitações de dívidas a qualquer momento.

Se o jurídico de uma empresa está apoiado por uma tecnologia de cálculos e provisionamento financeiro, as surpresas diminuem. A tecnologia traz uma série de vantagens e benefícios que afetam diretamente não só a produtividade dos processos como os departamentos financeiros que podem previamente se preparar para os pagamentos de acordos e quitações de sentenças.

RAPIDEZ E EFICIÊNCIA NAS CONSULTAS

A tecnologia aplicada ao departamento jurídico de uma empresa concentra informações, permite o acesso aos dados com muito mais rapidez e eficiência, gera a possibilidade de análises mais sistemáticas, com maior volume de informações cruzadas e dá a segurança de uma checagem sem a menor margem de erro.

Um departamento jurídico que tem acesso rápido e organizado sobre as informações de seus processos é um braço operacional muito mais produtivo do que o trabalho pelas consultas manuais, sempre lentas, menores, mais desorganizadas e sujeitas a riscos de erros bem mais elevados.

Em razão de cumprimento de prazos determinados pela Justiça, a área jurídica das empresas se depara com dificuldades na solicitação de pagamentos ao departamento financeiro. Dentre os pagamentos destacam-se os depósitos recursais, acordos, periciais e cálculos que sempre estão atrelados a prazos que, se descumpridos, irão acarretar consequências irreversíveis, na maioria das vezes, caso não sejam efetuados dentro do vencimento.

O trâmite de pagamentos na área corporativa depende de diversos fatores que, de certa maneira, excluem os pagamentos com prazos exíguos. Geralmente, para atender às solicitações jurídicas, etapas são abreviadas, abrindo-se brechas para a não contabilização correta dos pagamentos efetuados. Mas o controle deve ser rígido, principalmente sobre os depósitos recursais, que podem ser perdidos pela simples falta de documentação interna nas empresas. Existe um valor significativo de depósitos recursais “esquecidos” nas contas utilizadas para este fim na Justiça.

Com a integração entre o Intersap Web e o SAP, os pedidos agora de pagamentos que se originam a partir de um advogado interno, ou mesmo de um escritório terceirizado, são aprovados em tempo, agilizando o cumprimento dos prazos e garantindo processos seguros e bem documentados de pagamento.

CÁLCULOS MAIS SEGUROS E CONFIÁVEIS

Outro ponto fundamental da tecnologia aplicada ao departamento jurídico de uma empresa são os cálculos jurídicos, sejam eles de quitação de acordos e sentenças ou provisionamento financeiro. Cálculos manuais são arriscados, não seguem planilhas sequenciais, trabalham fora da exatidão de dados, são sujeitos aos erros humanos e podem sofrer interferências variáveis que um software especializado não permitiria.

É fundamental para uma empresa contar com uma tecnologia de ponta para a realização de seus cálculos jurídicos, com profissionais experientes e capazes de desenvolver cálculos rápidos e seguros. O jurídico ganha tempo e assertividade, o financeiro pode se provisionar e a executiva administrativa enxerga o seu negócio sem as surpresas que cálculos jurídicos errados podem normalmente provocar.

MAIOR CONFIABILIDADE

Todo o ambiente jurídico administrativo da empresa passa a ter muito mais confiança nos seus processos com a adoção de uma tecnologia e um serviço especializado nos cálculos jurídicos. Com a confiança ampliada, os departamentos jurídico e financeiro estabelecem um outro nível de relação, mais produtivo e sem atritos. Cresce a certeza de um trabalho mais assertivo e melhora imensamente os resultados que a empresa pode alcançar em seus processos. Seus advogados podem se concentrar no que é o DNA do seu trabalho.

Na Macdata viabilizamos a integração da rotina de solicitação de pagamentos da área jurídica com o sistema financeiro (ERP) utilizado pelo cliente. Com isso, temos agilidade na realização de pagamentos condicionados a prazos processuais resultando em segurança e controle efetivo das despesas jurídicas e depósitos recursais.

Essa experiência bem sucedida na integração dos pagamentos jurídicos e área financeira utilizando o SAP e Macdata é pioneira na implementação de pagamentos jurídicos completamente integrados.

Nossa solução possibilita a solicitação de pagamentos a serem efetuados decorrentes de uma ação judicial seguindo um fluxo de aprovações até sua aprovação final. Esses pagamentos podem ser referentes a um depósito ou a uma liquidação por exemplo.


Deixe uma resposta

Fechar Menu